segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

As refeições da Rita

Quase a chegar aos 3 meses a Rita faz agora refeições diferentes.
Já não mama durante tanto tempo e já são mais espaçadas as suas refeições. Faz também birras de sono.
Parece que o desenvolvimento do bebé faz com que optimize a mamada, retirando assim mais leite em menos tempo.
Quanto às birras de sono, tenho o carrinho com o ovo em casa, passeio-a pela sala abanando-o vigorosamente até ela adormecer, tadinha ;)
Os passeio na rua também ajudam a que durma melhor.
E quando acorda, quer é conversa.
:D

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Leituras para passar o tempo enquanto dou de mamar

Aqui estão algumas sugestões de uma leitora eclética.
;)

Já li outros desta serie, este será uma boa leitura para quem está à espera de bebé e quer dar umas boas gargalhadas. São todos muito engraçados.
Sopaholic and Baby de Sophie Kinsella

Relata a gravidez de uma inglesa louca por compras e que vive num mundo materialista muito seu, onde o sonho de estar sempre bem vestida com os sapatos ou a mala que passou no desfile do criador de moda XPTO, que são impossiveis de encontrar nas lojas, prevalece.
Longe de ser um prémio literário, mas muito engraçado.


O Livro de Safira por Gilbert Sinoué


Prémio do Romance Histórico 1987

Prix des Libraires 1996

Estamos na Espanha da Reconquista, alguns anos antes da queda de Granada. Época fascinante em que coexistiam – no entrechocar das espadas, mas também na tranquilidade dos pátios – os três mundos mediterrânicos: a áspera cultura católica, a doçura árabe-andaluza e a exigência judaica.
Aben Baruel, um erudito judeu, é condenado e executado na fogueira em Abril de 1487. Teve, no entanto, tempo de cumprir a sua missão: esconder o livro sagrado, «O Livro de Safira», (mais precisamente, uma «tábua de safira»), que teria sido dado pelo próprio Deus a Enoch. Das mãos de Enoch, o livro teria passado por várias gerações até chegar a Salomão, altura em que se terá extraviado.
Para que esse documento não fique perdido para sempre, Aben Baruel construiu um criptograma com versículos das Sagradas Escrituras, do Novo Testamento, da Torah e do Corão.
Três homens excepcionais:
um rabino,
um filósofo árabe,
um monge franciscano,
unem-se para encontrar o Livro de Safira...
Deverão eles acreditar na palavra da bela Dona Manuela Vivero, enviada da rainha Isabel, que receia um complot perigoso para Espanha?
Um romance que é um extraordinário hino à tolerância, onde de confundem o Santo Graal, a Arca da Aliança e as Tábuas da Lei. Os segredos do Mundo.
Um livro simultaneamente subjugante e terrífico, em que as páginas «se viram por elas próprias», irresistivelmente.

«Numa Espanha destroçada pela guerra de reconquista e pela Inquisição, três homens vão partir em busca de um livro mítico outrora legado por Deus ao povo de Israel – O Livro de Safira. Três homens que tudo separa: um judeu, um monge franciscano e um árabe terão que unir os seus prodigiosos conhecimentos para chegarem à maior revelação de todos os tempos. Um grande livro de um autor que se impõe como um dos melhores romancistas desta civilização mediterrânica.»

Le Monde

E agora, para mim, um dos melhores livros que li últimamente.
Cada frase parece um poema, lê-se este livro com se bebe um bom vinho.

A Sombra do vento por Carlos Ruiz Záfon


Uma história inesquecível sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros. Trata-se de um mistério literário passado na Barcelona da primeira metade do século XX, desde os últimos esplendores do Modernismo até às trevas do pós-guerra. Um inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, num crescendo de "suspense" que se mantém até à última página. Esta é sobretudo uma trágica história de amor cujo eco se projecta através do tempo.

As novas manhas

A minha Ritinha está cada dia mais bonita. Cada novo dia trás um presente, uma nova habilidade, um sorriso, um som novo a palrar. Quando ela sorri, os seus olhinhos brilham e eu também. Alguma coisa devo ter feito bem para a vida me dar esta "maravilhosa criatura".
Com o passar do tempo também a sua rotina está a mudar. Já não são só as necessidades básicas, agpra também tem o seu tempo de brincadeira e começaram as birrinhas de sono. No início não sabia bem o que era e ficava atarantada com o choro, agora já sei o que fazer. Aprendi com os papás do Gabriel. Quando chora com sono e não quer dormir, enrolo-a numa mantinha para se sentir protegida e deixo-a chorar até que adormece. Conclusão: estou a escrever este post!!! Ela dorme na sua caminha aninhada numa mantinha. O seu soninho vem com a última mamada, a da noite, depois dorme até de madrugada, acorda com o sol a nascer, mama um bocadinho e depois de lhe mudar a fralda dorme de novo.
Noto que mama menos agora, disseram-me que como tinha mais força, retirava mais leite em cada mamada. Passo muito tempo a dar de mamar à bichinha e o que faço é ler. Tenho sempre um livro perto de mim e só agora dei conta de como tenho lido.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Vacinas dos 2 meses


Antes de irmos dei maminha para que o trauma não fosse tão grande. Pelo menos ía alimentada. Preparei a sua malinha para saír, muda de roupa interior, muita fralda e lá fomos.
A enfermeira preveniu-me logo que ia doer e depois de admirar a nossa bebé que está crescida e é muito simpática e sorridente, foi hora das picas. Uma em cada perna. Há uma que doí excepcionalmente, aí a pobrezita abriu os pulmões e desatou num pranto que me fez chorar também. Minha pobre bebé e eu ali sem poder fazer nada. Doeu mesmo! Talvez mais a mim que a ela.
Então fica aqui o que aprendi:
Quanto às picas, doem e não há nada a fazer, seria bom medir a temperatura em casa antes das vacinas, assim ficam a saber qual a temperatura normal dos vosso bebés.
Levem logo um supositório de Ben-u-ron 125gramas para porem assim que lhe derem a vacina. Se tiver febre podem também dar um banhito para que baixe. Banheira com água normal para o banho e depois vão juntando água fria aos poucos para descer a temperatura. Com a febre não se deve tapar o bebé, ok, se tiver a bater dente é porque tem frio, mas se não bate o dente, tirem alguma roupinha para baixar a temperatura.
Se a pernoca inchar por causa da vacina, ponham gelo (envolvido num paninho para não entrar em contacto directo com a pele) nunca mais de 20 minutos, três vezes por dia.

E pronto, assim que chegámos a casa dei-lhe o supositório e mais maminha. Passei o dia nisto. Chorava muito, desesperada, dava-lhe maminha. Mudava fralda, mais maminha. Acho que está a ficar espertinha e não gosta de estar sózinha. Depois de lhe dar maminha a meio da tarde, já deseperada com o choro e as chamadas de atenção, disse em tom de desabafo: - Ai esta pirralha. - Olhei para ela e fui presenteada com um daqueles sorrisos que me deixam doida. Portanto, até agora, já lhe dei o 2º ben-u-ron, está tudo bem.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Coisas da Vida


Andei a passear pelos vossos cantinhos e é muito engraçado ver os pequenitos mascarados para o carnaval. A minha bebé apesar de pequenita (2 meses) também brincou ao carnaval. Depois de um passeio para ir ver o mar, passeio que a pequenina aproveitou para dormir, cheguei a casa e fui dar maminha. Foi aí. A Rita mascarou-se. Tal qual personagem do filme "o exorcista" vomitou para cima de mim num terrivel e temível jacto. Nunca tal tinha acontecido.

Amanhã vamos fazer as vacinas dos dois meses, coitadinha. Será que vai ter febre?
A minha mastite está a melhorar e não sofri de grandes dores porque a pequenita é uma mamona e sempre dá para esvaziar o peito com a voraz bebé.
Hoje fui eu ao dentista. Estou muito melhor da gengivite. Grávidas... façam pelo menos duas visitas ao dentista durante a gravidez. Já não sou sibilante a falar, como as gengivas desincharam, a fala voltou ao normal. Ufa. Mas parece que colocar o aparelho nos dentes continua a ser necessário.
Aproveitei a ida a Lisboa e fui para o colombo, bom, saldos, não é???
O dito centro comercial tem um fraldário excelente e sempre que lá vou acabo por ficar sempre de conversa com outras mães e a partilha de experiências é sempre uma delícia.
E pronto, foi assim que se passou este dia, agora está a palrar para a televisão.
Como é possível que com dois meses a criança já fique fixa na tv?
Aquela caixa é um anti-cristo!!!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Mastite

Há dois fins de semana tive febre. Pensei que me tinha constipado e bolas, como me doiam as mamas.
Quando fui à médica ela disse que era mesmo das mamas. Disse que qualquer sintoma que se apresentasse agora, provavelmente estava relacionado com a gravidez.
Então lá fui tirando à bomba o leitinho que restava e parece que já está a passar.
A Rita já dorme a noite inteira, chega a dormir 10 horas de seguida. Imaginem com ficam as minhas pobres maminhas de manhã...
Aqui vão algumas dicas para combater a mastite.

O que é mastite?

A mastite é uma inflamação das glândulas da mama causada pelo acúmulo de leite e acontece com maior freqüência no pós-parto, principalmente na primeira gestação. A mastite pode ocorrer em uma mama ou nas duas e as características são mamas vermelhas, endurecidas, doloridas e quentes.

A forma de evitar a inflamação é não permitir o acúmulo de leite nos ductos. Para isso, a mãe deve retirar o leite que sobrar no peito depois que a criança mamar. Uma boa maneira de fazer isso é massageando os seios no chuveiro quente. “Para retirar o leite excedente, a mãe deve fazer uma massagem prévia na auréola e no restante da mama com a mão espalmada. Depois, deve segurar o seio com o polegar em cima do bico e o indicador embaixo e fazer um movimento de ‘aperta e solta’”, ensina a Dra. Maria José.

A retirada do leite deve ser feita manualmente, porém, algumas mães preferem utilizar a bombinha. “Muitas mulheres têm dificuldade de fazer essa auto massagem, às vezes até por problemas culturais”, conta a pediatra. Nesses casos, ela recomenda o uso das bombinhas com muita cautela para não aumentar os traumas mamilares.

O tratamento da mastite é feito normalmente com antiinflamatórios, antibióticos e compressas quentes. Que deverá ser indicado exclusivamente pelo médico que acompanha a mamãe e o bebê.

Dois meses!!!!

A minha linda bebé faz hoje 2 meses. Eu tenho andado um bocadito aterefada e quando tenho tempo, afundo-me no sofá. Não ando com disposição para cá vir escrever umas linhas... vergonha.
Aqui vão umas fotos da linda Ritinha.