sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Nesting


Apesar do meu enorme tamanho, esta semana tenho andado a fazer o ninho freneticamente.
Deve ser a aproximação da hora ou o facto de estar farta de não fazer nada. Tenho uma pessoa que me ajuda com as tarefas domésticas, então deixo para ela o mais difícil como limpar por baixo dos moveis, passar a ferro, lavar a casa de banho, etc.
De resto, eu tenho feito máquinas de roupa, estendido, dobrado, as janelas estão a brilhar, quando ela chega a casa de banho está preparada para ela a limpar, os tapertes já estão à janela, a cama já está com os lençois novos em cima, a cozinha já está lavada e até me dou ao luxo de varrer a casa, que é bem grande, para grande desconsolo das minhas costas que ficam feitas num 8. Assim que ela chega, lá vou eu limpando e tirando o pó, plo menos faço as tarefas a meias e acompanhada.
Um grande consolo para mim é ter recomeçado a ler, acabou-se o bloqueio, então leio como doida e já estou no fim do 2º livro desta semana. É o queimar dos últimos cartuxos, daqui a duas semanas vou para casa da mãe abobrar.
Só estou à espera das últimas análises que vão levar mais tempo a chegar pois são daquelas que consomem 3 frasquinhos de sangue e tudo por causa das células estaminais. Para a semana que vem vamos busvcar o Kit Bebé Vida e então rumarei ao Sul.
Hoje perguntaram-ne se estou com medo do parto. Acho que tinha mais medo quando não estava grávida e pensava nisso. Agora, só de pensar que vou ver a nossa filha, quero lá saber, só quero que tudo corra bem e não sou nada contra a epidural. Já ouvi falar mal da anestesia, mas eu vou querer, vou pois.
Vou vendo o tempo passar e diz o ticker do blog que só faltam 38 dias. Vou fazendo traços na parede ;)

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Como será?

Enquanto leio, vou vendo a barriga aos pulos, tem sido um dos meus passatempos, ontem a Rita teve soluços e eu lá ia embalando a barriga para ver se passava, ainda durou uns bons 10 minutos, pobre bichinha. Estou doida para a ter connosco, há 34 semanas que ando nisto e agora, perto do fim tenho um misto de receio e curiosidade.
Tenho receio porque quero que tudo corra bem, que ela seja saudável, feliz. Mas como será ser mãe? Nunca fui, bolas. Vou deixar de ser eu, um eu despreocupado, para ser mamã da Rita. Vamos ter de adaptar as nossas rotinas, certamente vamos deixar de dar importância a algumas coisas e valorizar outras que não faziam parte da nossa vida. Vamos ter um novo vocabulário onde mamas, cocós, fraldas e outras coisas passarão a ser corriqueiras. Vamos sair do clube das estagiárias e passar a mamãs efectivas. Quando formos jantar a casa de alguém já não vamos só levar o vinho, vamos com o leite, as fraldas e toda essa parafrenália atrás. Acabaram-se as idas a Lisboa para jantarinhos com as amigas, sem horas para voltar. Para mim tudo isto é novidade. Com quase 36 anos de idade, já tão habituada a esta independência, tudo irá mudar. Será então altura de novos amores, de babar a olhar para a bebé, de voltar a brincar como uma criança, de ir à praia a horas decentes e de deitar e acordar a horas indecentes. Os Natais serão de novo cheios de magia, mas desta vez seremos nós os feitiçeiros dos sonhos da nossa bebé.
Por agora, só quero que a minha gravidez continue bem, porque apesar de estar enorme, não tenho problemas nenhuns. Vou aproveitar esta última semana em casa, pois no início do mês vou para casa da minha mãe e vou ter de deixar cá o meu companheiro, o gato e o cão e uma parte do meu coração. A Rita virá ao mundo na terra onde crescemos, junto de toda a família.

A arte de não fazer nada e de escrever sobre isso

Não sei nem como nem porquê, a minha cara voltou quase ao normal. Já não tenho cara de lua cheia, contudo o nariz continua grande. Foi de um dia para o outro. Será de não fazer nada, nada de nada?
Tenho a casa arrumada e faço sempre as refeições, mas passo o dia sentada na cadeirinha de baloiço com os pés ao alto. O novo livro do José Rodrigues dos Santos foi meu companheiro enquanto durou, de todos o mais fácil de ler, um tanto catastrófico e a antever um futuro bastante complicado no que respeita ao consumo das reservas de energia. Confesso que o meu favorito foi o Codex, esse adorei, tem mais a ver com os meus interesses. Gostei muito da Formula de Deus, mas a viagem que fiz no Codex pela Quinta da Regaleira, foi, para mim, um excelente momento. Mas como tudo o que é bom, acaba depressa, o livro já foi consumido.
Hoje vou dar um pulo à fnac para substituir o livro do Harry Potter que o cão comeu. Estar sem fazer nada e sem poder fazer algumas coisas é muito aborrecido e nem sempre tenho disposição para ler, chamo-lhe bloqueio de leitura. Por vezes, depois de um bom livro, é difícil voltar a ler porque a qualidade não se mantem, então, vou ler something completely different, o Potter.

sábado, 20 de outubro de 2007

Ai meu Deus

Abriu um novo centro comercial em Torres. Nós ontem, lá fomos para ver um filme qualquer. Só que fomos muito cedo e eu ando tão pesada que não resisti muito tempo por lá. Dores nas costas, pressão na barriga. Decidimos passar em casa de uns amigos.
Estivemos a jogar Buzz, ri tanto tanto que foi melhor que o cinema. Voltámos para casa e fomos ver um filme que há muito procurávamos e que um amigo lá arranjou na internet. El dia de la bestia de Alex de la Iglesia . Começaram aí as dores, um mal estar, picadas na barriga que iam e vinham. Pensei logo: queres ver????? Não pode ser, 33 semanas. Não! Fui deitar-me e lá passaram. Mas assustei-me.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

33 Semanas


Já não falta muito, cada vez se torna mais difícil andar. A roupa já é escassa e lá vou fazendo o possivel por não andar de bibe o dia todo. A azia tornou-se uma constante, mas ainda me consigo livrar dela. Os pés já não incham tanto, mas isto deve-se a ter comprado um apoio para os pés no Ikea, é espantosa a diferença.
As pessoas continuam a dizer-me que estou no fim do tempo porque tenho a cara muito inchada. Espero bem que estejam enganadas, quero ter tempo para ir para baixo ter o bebé em Portimão. A verdade seja dita, não tenho cá nada para recém-nascida. Se, por acaso, ela se lembrasse de vir ao mundo cá em cima... lá tinha de vir a família a correr com as coisinhas que lá estão em baixo.
Ontem fui à segurança social e às finanças, como foi difícil. Ainda por cima aumentei 2Ks em 4 dias... Isso é que foi triste.
A barriga vai crescendo de dia para dia e eu dou por isso, mas é quando tiramos uma fotografia que fico surpreendida. Está mesmo grande. Á noite é quando me movimento pior, mas descobri como dormir a noite toda, não bebendo água perto da hora de deitar. Se beber, visito a casa de banho umas 4 vezes. Espanta-me dormir tantas horas... sim, ando a dormir pouco mais de 10 horas, pensava que era só no início da gravidez que se dormia tanto. Depois de comer fico sempre com sono, mas evito ir para a cama de dia, durmo 5 minutos no sofá e fico fresca.
De resto, não me posso queixar. A ciática visita-me, mas não causa grandes estragos, é pontual, mas passo bem e com saúde os meus dias. Estou é farta de não poder fazer uma serie de coisas. Mas paciência ;)

terça-feira, 16 de outubro de 2007

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

A chupeta


Tentei dar os links no Blog da mãe da Daniela, como não fui bem sucedida, aqui vai o que apanhei sobre chupetas na net.

"Tanto para o recém-nascido de termo, como para o pré-termo (prematuro) o uso da chupeta tem se mostrado de grande importância.

Existem vários pontos de vista em relação há este fato, mas uma coisa é regra básica,"Sempre deve-se buscar o aleitamento ao seio exclusivo como a meta principal". Todo e qualquer artifício utilizado, que leve a qualquer risco desta prática ser interrompida, deve ser muito discutido.

Ela acalma a criança, propiciando menos gasto energético, dá ritmo, coordenação, força muscular e melhora a oxigenação transcutânea ("aproveitamento" do oxigênio através da pele), e evita o sugar o dedo, que pode se tornar um hábito (no início como pacificador de uma necessidade sensório motora e futuramente trazendo danos às áreas fonoarticulatórias).

O hábito de sugar o dedo, promove o padrão anteriorizado da língua entre as gengivas ou dentes, causando deformação na arcada dentária e alteração da produção de sons como: T, "te", D "de", S "se", Z "ze" e N "ne" . Pode ainda se tornar um apoio a situações de frustração sócio afetivas. O desaparecimento deste hábito é extremamente difícil, uma vez que o dedo tem presença constante no esquema corporal.

Recomenda-se então o uso da chupeta ortodôntica, devido a sua forma anatômica semelhante ao seio materno. Esta semelhança com o mamilo permite a elevação da ponta da língua na cavidade oral, estimulando a preparação das zonas de contato da língua para uma deglutição que não provoque alteração da arcada dentária, e também ajudando a produção dos sons como: T "te”, D "de", N "ne" ,L "lê”, R "re" e " lhe". Sua forma permite também uma melhor pressão dos lábios em virtude de seu formato achatado e bulbo curto.

Porém, o uso da chupeta não deve se estender além do final do segundo ano de vida, pois então ela se tornaria prejudicial.

Faz-se necessário então, a disciplina com relação à utilização da mesma. Quando a criança fica acordada por um período de tempo maior, é conveniente não utilizá-la, neste tempo a criança entretêm-se com as mãos, explora brinquedos, balbucia como forma de exercitar a musculatura oral.

Aconselha-se o uso da chupeta em situação de cansaço e sono. Depois que a criança já está em sono profundo a mesma deve ser retirada.

Por volta dos dois anos ou dois anos e meio, se faz necessário a substituição da chupeta. Muitas crianças necessitam de um elemento de transição para "sugar". Este deve ser um brinquedo macio e aconchegante, pelo qual ela tenha afeto e também que lhe faça companhia.

Quando necessário o uso de mamadeira, utilizar bicos ortodônticos, pela semelhança do bico do seio materno. Quanto as vantagens, são as mesmas mencionadas em relação à chupeta."

in http://www.saudenainternet.com.br

"Chupeta ortodôntica: vale à pena?

Geralmente os pais ficam numa enorme indecisão: oferecer ou não a chupeta ao seu filho. Muitos optam pela chupeta ortodôntica. Será que esse simples acessório traz prejuízos ao desenvolvimento do seu bebê? Saberemos agora.

O reflexo de sucção aparece no bebê já na décima oitava semana de vida uterina. É um reflexo de sobrevivência, já que o bebê precisa sugar para se alimentar.

Além disso, sugar dá prazer ao bebê. Assim, o pequeno precisa sugar para saciar sua fome e para atender sua necessidade de sucção. Aí entra a questão da chupeta.

Os pais precisam saber que tanto a chupeta comum quanto a ortodôntica trazem sim prejuízos ao desenvolvimento da criança. Os dois modelos produzem alterações nos arcos dentais e na musculatura facial da criança. A diferença entre eles está na gravidade dos danos causados.

Não vamos nos esquecer: a criança sente prazer em sugar. Portanto, a necessidade de sucção da criança pode ser saciada de outras maneiras que não a chupeta, como, por exemplo, a amamentação. O bebê tem que sugar o seio se alimentando e satisfazendo sua necessidade.

Quando o peito da mãe está muito cheio de leite, o bebê não tem trabalho para retirar o leite e mata a fome, mas não mata a vontade de sugar. Aí entra o segredinho. Nesse caso, a mamãe tem que retirar um pouco de leite antes de amamentar para que o bebê tenha que se esforçar para acabar com a fome. Matou charada?

Bebês que não amamentam podem usar um copo de bico com válvula que fará o bebê trabalhar mais para obter o leite.

Chupeta, mesmo ortodôntica, deve ser evitada ao máximo. O ideal é que as mamães nunca ofereçam esse acessório às crianças. Cabe à mamãe dar os primeiros passos para que o bebê não sofra as conseqüências de algo perfeitamente evitável.

Largue o quanto antes - Se a chupeta já fizer parte do cotidiano da criança, o melhor é que seja abandonada até por volta dos dois ou três anos. Dessa forma, alguns dos efeitos negativos deste hábito, como a mordida aberta anterior, tendem a regredir. Depois desta idade, os problemas progridem, podendo afetar algumas funções como a fala, mastigação, deglutição e respiração.

As mamães não são informadas o suficiente para saber que mesmo as chupetas ortodônticas geram alterações que por vezes não se resolvem somente com a dentição permanente ou uso de aparelho. Muitas vezes a criança precisará também de apoio psicológico para retirada do hábito, terapia fonoaudiológica para as alterações de fala, mastigação e deglutição e tratamento otorrinolaringológico para a respiração.

É importante que a mamãe perceba o que o bebê está tentando transmitir quando chora e atender a essas necessidades sem substituí-las pelo uso do “cala-a-boca” chamado chupeta.

Dicas

0 a 6 meses
A amamentação exclusiva é uma prevenção ao uso da chupeta.

6 meses a 3 anos
Se o hábito da chupeta já estiver instalado, o ideal é que se retire até essa idade para que os danos sejam pequenos.

3 a 6 anos
Se a mãe sozinha não conseguir retirar a chupeta do seu filho, especialistas como fonoaudiólogos, dentistas e psicólogos devem ser procurados."

in http://guiadobebe.uol.com.br

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Ida à médica

Muito feliz com os resultados. A bebé está óptima, a placenta está óptima, o perfil biofisico é de 8/8, peso está no percentil 50 e o fémur no percentil 75.
Está prevista a chegada da Rita para inicio de Dezembro, pensava eu ir para a casa da minha mãe lá para meio de Novembro, mas a médica disse-me para ir logo no início do mês. Já tenho as últimas análises marcadas e assim que tiver os resultados vou a últimas vez à simpática Dra. Linda Fradique, é com pena minha que vou mudar de médica pois vou ter a bebé noutra cidade. Vou mais cedo para fazer o último mês com a outra médica, levo uma cartinha, as agulhas para fazer malha (not) e lá vou eu para casa da mãe. A ida para casa da mãe é que me assusta, ainda vou dar em doida, longe do Nuno, do gato e do cão, sem as minhas traquitanas às quais estou tão habituada, mas lá também há net!!!!
A médica mandou-me fazer repouso absoluto, eu perguntei, mais ainda???? Sim, não faça nada, não carregue, cuidado com o varrer, fazer a cama, nada de bricolage, descanse!
A verdade é que me fico estafada só de andar, mas se não fizer nada... fico cansada de não fazer nada, dilema.
Bom, vou levando uma peúga para a máquina de lavar assim muito de vez em quando ;)


Tenho a net, filmes, playstation, o gato e o cão.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Sinto-me...



...emocionada com a lágrima ao canto do olho quando um colega que cozinha bem, trás-me batatas fritas feitas por ele.
...feliz, ganhei uma valiosa joia quando uns amigos me dão um termometro para o banho da bebé.
...apreciada e lembrada quando me mandam um sms com uma novidade maravilhosa.
...agradecida, amada, mesmo estando inchada como um balão quando me dizem que estou bonita.
...especial quando alguém, no elevador, protege a minha barriga de cotovelos anónimos.
...maravilhada quando vejo a barriga aos saltinhos.
...delirante quando nascem bebés das mamãs dos blogues.
...triste quando voçês estão tristes.
...acompanhada quando vejo as vossas mensagens.
...tolinha por estar tão sensivel :D

Cada um é como cada qual! E eu sempre fui muito emotiva. São pequenas coisas, pequenos gestos, pequenas atenções.
Mas noto que agora tenho as emoções mais à flor da pele.

Uma feliz notícia


Quando acordei tinha um sms.
Chegou ontem à noite a V. da nossa Dunguinha, 2.850 Kgs e é linda!!!!
Mais um bebé, mais uma mamã, mais uma alegria!

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O dia de ver a Rita


Esta manhã lá fomos para Lisboa fazer a Ecografia das 32 semanitas. Eu fui de cara inchada (muito) e um pouco danada pois o Sr. da Eco já me tinha dito que eu estava gordinha. Quando lá cheguei ele olha para o ecrã e diz: 32 semanas! Confirmo e ele continua - Bom, mas que grande barriga, será a embalagem ou é a Rita?
Antes que ele se adiantasse a "embalagem" disparou logo: Eu sei que eu estou com peso a mais (86,5 Kgs), mas sempre fui assim e agora nem dieta posso fazer, portanto, deixe lá os meus quilos e diga-me é se a bebé está com o peso normal e tamanho normal e dois olhos e isso tudo!!!
E pronto, parece que ele percebeu.
Lá vi a nossa bebé no ecrã, com as lágrimas a cair, vi o seu narizito, pedi que registassem essa imagem para poder olhar sempre que me sinta cansada de rebolar com a bebé na barriga.
A Rita está boa, o coração tem bons batimentos, movimenta-se bem, está com cerca de 1,874 Kgs, percentil 50 e tem o osso da pernoca bastante longo (sai ao pai).
Depois olhou para mim e disse que o meu nariz estava muito dilatado (que novidade e não é só o nariz) para ir ver a tensão arterial, poderia estar baixa. Perguntou se me sentia cansada. Se tinha sono. Sim para tudo. A nossa Rita está de cabeça para baixo e sinto muita pressão. Embora seja fácil dormir, não durmo uma noite de seguida. Claro que estou cansada.
A minha cara é de grávida, muito inchada e avermelhada, o Nuno diz que parece que saí de uma depilação marada!
Depois da clínica oscilei até o hospital ver se me adiantavam a consulta, a última foi a 31 de Agosto e só lá iria voltar a 28 de Outubro (dois meses é muito). Falei com a assistente de obstétricia do British Hospital a Filomena, uma querida e amorosa pessoa, aproveitei para me tirarem a tensão, estava optima, e tenho consulta daqui a 2 dias :)
Fui almoçar com o papá da Rita para lhe contar tudo. E depois rebolei para as finanças, coisa chata!!! Antes de voltar para a minha aldeia, fui ao club de video onde aluguei umas coisitas que vou ver, assim que termine o post, refastelada no sofá.
Já agora, o pobre pai tem andado a montar o quartinho da Rita. Já temos o movelzito para mudar as fraldas e a cadeira de baloiço segue-se o berço e o móvel de gavetas :)

domingo, 7 de outubro de 2007

Novidades


É amanhã, dia 8 que a futura mamã Dunga pasará a ser a presente mamã. Para ela o grande desejo de felicidades e de uma boa hora.
Foi no dia 5 de Outubro que nasceu a Ana, é mais uma bebé que chega pondo fim a mais uma gravidez que tenho acompanhado. É com grande felicidade que vou vendo estas novas vidas a chegarem e a alegria que as acompanha.
Esta semana o nosso bloguito ganhou duas novas mamãs, mais uma alegria. A Simone e a Sofia.

Foi também esta semana que a nossa Rita ganhou o seu quarto.
A avó veio cá e lá fomos as duas para o IKEA, onde meio Portugal passeava e metade das grávidas do mundo conhecido faziam as suas compras. Vim de lá mais morta que viva e inchada como um peixe balão.
Agora olho para as caixas que estão à espera que eu as abra e monte as coisinhas, com um certo desespero pois, estou muito grande e pesada e não consigo carregar nada.
Amanhã é dia de Eco, vou ver a Rita. Na terça vou investir na montagem do quarto.
Morgy, tinhas razão. Já devia ter montado tudo, o pai da Rita tem trabalhado todos os dias e não tenho muito ajuda para estas coisas. Mas sei como sou e assim que montar a primeira coisa, o resto vai tudo de enfiada.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

A Lua e a gravidez


A LUA E A FERTILIDADE
Tradicionalmente, a Lua representa o Princípio Feminino: a mulher/mãe na sua capacidade de fecundar, gestar, proteger e nutrir sua cria. Por isso a ela se atribui o domínio sobre todos os processos e forma de fertilidade e nutrição. Partos, gravidez, gestação, concepção - estão todos sob a regência da Lua. É conhecido o impacto sobre a incidência de partos na troca de Lua. A Lua Cheia é a campeã dos nascimentos. É muito difícil resistir à chegada da Lua Cheia quando as semanas de gestação já estão cumpridas ou próximas de se cumprirem.
Devido à força gravitacional que exerce sobre a Terra, a Lua actua sobre o volume, o fluxo e refluxo dos líquidos e das águas existentes sobre a Terra, nas camadas subterrâneas pressionando o interior da Terra, no interior dos vegetais e no corpo humano. As marés dos oceanos, dos rios, a seiva dos vegetais e o fluxo de sangue e de líquido no organismo sofrem a influência da Lua, na medida em que ela se movimenta em relação ao Sol.
O OUTRO LADO DA LUA
“Mudou a lua; agora o bebê vai nascer.”
Este é um dos mitos mais famosos. Acontece que, antes da criação do calendário que usamos hoje, as sociedades se orientavam pelas mudanças da lua. Em vez de dizer que são 40 semanas de gestação, o homem dizia que eram 40 luas. Cada semana correspondia a um ciclo de mudança lunar. Quando a mulher estava próximo das 40 semanas de gestação, por volta da 36ª semana, alguém dizia: ‘cuidado, amanhã tem mudança de lua e o bebê poderá nascer’. Portanto, em nada a lua influencia o parto.

Tabela de género chinesa

Encontrei esta tabela num passeio pela net.
Diz-nos se vamos ter um menino ou menina. Não deixa de ser curioso. Para mim deu certinho.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

A morte de Harry Potter


Foi num domingo chuvoso.

Levantei-me, e assim que entrei na sala deparei-me com o assassinato do Harry Potter.
Tinha ganho o último livro, oferecido pelo Nuno depois de muito o chatear. Era um livro bonito, cheio de páginas a cheirar a novo e à espera de serem lidas. Como não me recordava bem do penúltimo pensei em voltar a lê-lo para poder então continuar a histórias destes personagens que, já há alguns anos, me fazem companhia. Mas não, lá jazia o Harry, sem nenhuma glória ou feitiço, morreu nas primeiras páginas.
O meu cão comeu-o!

terça-feira, 2 de outubro de 2007

31 Semanas


Então? Acabaste de acordar, não?
Não, estou inchada mesmo e dura até me deitar.

Já não passa!!! Dizem que é de ser uma menina, a cara está inchada, os olhos, o nariz, os lábios. É uma alegria. Mas pronto, não é nenhuma catástrofe.
Ontem lá fui às compras para a semana, e desta vez costou-me horrores carregar o pack de 3 garrafões. Ainda olhei ao meu redor para ver se encontrava ajuda, mas lá me enchi de coragem e consegui enfiar tudo no carro.
Enquanto esperava por ser atendida no talho, deram-me os calores. Abanava-me frenéticamente com a lista das compras, a senhora olhou para mim e perguntou-me, a menina quer um banquinho?? Não obrigada! (Mas olhe que uma ventoinha vinha mesmo a calhar)pensei eu.
Faltam-nos dois meses lolololol. Tou tramada, a arredondar assim... É ajuda para me levantar do sofá, é rolar para sair da cama, é mudar de posição constantemente. Mas bolas, durmo tão bem... disso não reclamo.
Vou fazendo a minha vida. Já vi que não posso comprar packs de 3 garrafões, mas enquanto houver espaço para mim no carro, vou continuar a conduzir, a rebolar para comprar o jornal e a ir beber café. Não me peçam para andar grandes distâncias, isso custa-me muito, mas pronto, vou rebolando!!