terça-feira, 28 de agosto de 2007

A hora de ir para a maternidade


Vou postar algumas coisas que podem ser úteis para tirar duvidas e que aprendi nas aulas de PPP.

Ao ir para a maternidade, além da nossa malinha, devemos levar o livrinho de grávida, as últimas análises e a última ecografia.

Contrações:
Podem começar sem serem ciclicas. Ao sentar ou deitar podem passar, ainda não é chegada a hora.
As contrações, geralmente, tornam a barriga muito dura mas pode nem doer nessa zona, pode ser um desconforto na zona lombar ou algo que lembra cólicas.
Quando o ciclo se repete de meia em meia hora, pode-se agarrar na malinha e sair para a maternidade. Quem vive perto do hospital, pode aguentar pelo ciclo de quinze minutos.
Geralmente quando se chega à maternidade é para ficar. Convem ir o mais tarde possivel par que possamos estar no conforto da nossa casa até ser a hora certa. Em casa podemos andar, o que facilita o trabalho de parto, tomar um banho para relaxar e, com calma, preparar a ida para o hospital.

Atenção, diz a Morgy: "Já agora... nem sempre as contracções começam a ser regulares de meia em meia hora, a mim romperam as águas e quando chegaram* as contracções eram de três em três minutos :)

*quando chegaram ou quando comecei a notá-las

Geralmente dizem para se ir para o hospital quando estão regulares de 5m em 5m caso se viva perto do hospital ou de 10m em 10m se se viver mais longe."

Ruptura da membrana
Chamam também romper as águas.

.Côr:
Claro, transparente- Normal
Verde- Urgente
Vermelho sangue- Emergência

.Cheiro:
Sem cheiro
Cheiro fétido - Liquido envelhecido

Há nas farmácias uns pensos para controlo da perda de liquido amniótico, chamam-se "Safe Baby"

É bom dizer ao médico qual a côr e o cheiro no caso da ruptura da membrana. O mesmo se passa se for necessário pedir uma ambulancia de transporte.

Deve-se ir para o hospital quando há contrações e ruptura de membrana, ou perda de sangue mesmo quie não haja ruptura de membrana.

Perda do rolhão mucoso
A perda do rolhão mucoso (parece uma geleia rosada, acastanhada e viscosa) é o primeiro sinal de trabalho de parto. Não iomplica urgência pois pode acontecer uma semana antes do nascimento do bebé.

Encontrei no Blogue da Mamã Peixinha informações mais completas, espreitem.

O ferro!!!

Repeti as análises, estavam errados os valores anteriores. Tá cá o ferro todo :)
Uma picadinha rápida e pronto, telefonaram para casa a dizer que estava dentro dos valores normais. Foi um final feliz.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Análises

Pois, lá me ligaram da médica. - Olhe, mas é 3? ou tem mais algum número? - Não é mesmo 3 e eu liguei para o laboratório e eles confirmaram. - Mas não pode ser! - Ah pois não, eu até estou rosadinha e tudo.- Foi engano, vai fazer outras análises!
E pronto, foi assim que se resolveu. :) O valor é tão estupidamente baixo que só pode ser engano. Eu nem me sinto cansada nem nada. Ontem fui a tarde toda para as compras e fiz o jantar e cá estou inteira e rosada.
Vou às picas outra vez.

Deficiência de Ferro

Fui buscar as minhas análises. Passei o dia de ontem a tentar falar com a minha médica pois tenho o ferro a 3, ou melhor quase não tenho. Olhando para mim, não se adivinha, não tenho um aspecto nada anémico. Para ir melhorando as coisas, além do suplemento de ferro que já tomo, ontem jantei carne com espargado, sopa de feijão e até chocolate comi (ok, ontem comi demais). Estou agora à espera que me telefonem do hospital para saber o que devo fazer, só sei que a assistente até se assustou com os valores da análise. Pois, também eu :(
Encontrei este site com boas informações alimentares:

terça-feira, 21 de agosto de 2007

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

24 semanas

The blob


É muito triste. Incho terrivelmente mas de forma desigual!!!
Incha-me a mão direita e o pé esquerdo!
- O positivo: é mais equilibrado e plo menos não incha o pé direito nem a mão esquerda.
- O negativo: o pé parece que vai romper a pele e a mão não a consigo fechar totalmente.
- O estranho: O pé incha durante o dia e a mão durante a noite.
lolol
Ontem à noite tinha o pé enorme, desinchou durante a noite. A mão estava inchada quando acordei, foi desinchando durante o dia! Vendo de fora é engraçado.
As almofadas, resulta, tanto para a barriga, que não bate no colchão como para a coluna, mas farto-me da posição. Mas que resulta, resulta.
O meu remédio para dormir é, levar o portátil para a cama com um filme daqueles que gosto e que já vi milhares de vezes (os headphones é uma boa solução para não incomodar o parceiro adormecido). É certo que nunca acabo o filme e muitas vezes chega a durar dias. É que quando fecho os olhos continuo a ouvir os diálogos e como já vi o filme tantas vezes, acaba por passar por um audiobook.
Lista de filmes:
. O quinto elemento
. Matrix
. Senhor dos anéis
. Chocolate (perigoso por causa da gula)
. O dom
. Código da Vinci (o computador não leu, vim para a sala no dia seguinte, dormi na mesma)
. Resident evil

Quando esgotar a lista vou voltar-me para os audiobooks!!
Não leio nada há muito tempo, comprei o novo livro de Amy Tan mas ando sem vontade, o último que li foi "O historiador" de Elizabeth Kostova.
Tinha o Harry Potter novo, mas isso fica para outro post.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Um sono almofadado


Resultou!!!
Hoje devo ter dormido a noite quase toda sem interrupções!!!
Dormir sentada com um bom apoio resulta, já só tenho a ponta dos dedos dormentes e sei que com o tempo acaba por passar. Que descanso. Se vocês já me tinham dado ânimo, então a noite de hoje deixou-me muito descansada!!!
Obrigada amigas!

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Mais análises

Ontem na minha segunda aula de PPP falámos da alimentação. Fizemos exercicios de ginástica também, mas como ando mal da coluna fiquei cheia de dores de cabeça. Quando cheguei a casa tomei um comprimido pois já nem conseguia mexer os olhos. Tenho passado mal as noites. Durmo 3 horas e depois acordo com a mão dormente, viro-me para o outro lado e passado um pouco, já tenho essa dormente também. Depois é só revolver-me na cama até já não poder mais. Levantei-me às 9 e já me doia a cabeça outra vez. Por essa hora saí para ir fazer análises por causa da diabetes. No caminho liguei, pela primeira vez, para a minha obstetra. Ela lá me disse para ter paciência, para tomar nolotil se persistir. Mas eu não queria. Disse para ir a um quiropata pois devia estar com pontos de pressão na coluna, aconselhou banho quente de chuveiro e massagens no pescoço.
Na clínica, fui atendida às 10 e meia depois de pedir para serem rápidos por estar em jejum. Fui indecentemente picada nos dois braços e lá me deram o charope de glicose. Quando a analista olhou, já eu tinha bebido o charope todo. Já??? E eu olhava-a com ar de quem queria mais (estava faminta). Tive de esperar uma hora, que ocupei nas comprar para não morrer de tédio, mas com as dores de cabeça acabei por comprar só uns garrafões de água e uns bifitos de peru.
Voltei para casa e decidi almofadar a cama, tenho umas almofadas enormes que usei para me dar elevação nas costas, encostei-me e puff, parecia que estava nas nuvens. Dormi três horas sentada e não fiquei com as mãos dormentes. Pode ser que tenha encontrado a solução. Quero é ver como é que vou durar mais três meses assim. Estou um pouquito desnimada!

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

O meu pecado


Hoje estava triste, vinguei-me.
Depois de comer a tarte de limão o Nuno perguntava, então??? Já estás mais feliz?
E eu. Um bocadinho!!!!

domingo, 12 de agosto de 2007

Festa da Aldeia


Estamos em Agosto, é a altura das festas de aldeia.
A minha Aldeia entrou em festa dia 11 e nós, que já tinhamos visitado a aldeia vizinha em festa, não faltámos à inauguração da nossa. O jantar começou às 9 da noite e comi uma sopa de pedra e fui petiscando aqui e ali um pouco de carne e de polvo. Como somos novos na aldeia, foi bom conhecer pessoas novas para nos irmos habituando ao nosso novo habitat. Conhecemos o vizinho do galo, aquele que nos acorda todos os dia e ficámos a saber que o bicho era um espécime muito simpático e inteligente (o galo, claro)! Depois seguiu o bailarico, típico da festa. A música não era muito do nosso agrado então o pessoal ia bebendo disto e daquilo e eu a garrafinhas de água, apenas molhei o bico no shot pastel de nata para provar, è bom... E abanda continuava a tocar. "Chaparral Band" tocou umas 4 horas sem parar e ouvi coisas esquecidas há muitos anos no baú da minha infância. Tocaram uma música das Doce que foi ao festival da eurovisão "Bem Bom", ouvi o "Ali babá, babá bali" enfim...foi bom recordar. Por fim era Xutos e Pontapés, Metálica, e outros exitos já da nossa adolescência, fartei-me de dançar e até bailarico dancei sem pisar nem ser pisada. :)
Fui para casa às 3 e meia da manhã já com a barriga a dar sinais de desconforto pelas muitas horas passadas em pé.
Hoje acordei com a mão direita inchada por causa da coluna e com a alma lavada!!!
Viva a minha Aldeia!!!

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Sonhos

Hoje, sniff sniff, sonhei com a nossa Rita.
Sonhei que tinha nascido com muita facilidade e que era linda. Curiosamente um pouco grande para recem-nascida, mas isso são coisas de sonho. Sonhei que acordava e gritava... Nuno, esqueci-me de dar de mamar à Rita e ela não pode estar tanto tempo sem comer. Fui a correr para o berço e ela dormia. Fiquei logo tranquila e dei-lhe de mamar o que foi muito fácil. Pensei eu no sonho... Mas é mais fácil do que julguei, o parto não doeu, dar de mamar também não... (sonhos). Depois tirei-lhe uma fotografia e mandei à minha mãe pelo telefone para ela ver como a neta era linda.
O desejo é tão grande de ter a nossa bebé connosco. Já a sinto a mexer tanto durante a noite que hoje às 6 e meia da manhã estava a curtir a festa dela na minha barriga. Tem sido difícil adormecer e hoje dormi a tarde quase toda, já sei que há noite vou adormecer tarde outra vez.
Foi um sonho tão real... Começo a ficar ansiosa por ver a bebé e ainda falta tanto tempo, mas já a sinto tão presente.
Vamos ainda ter de esperar. Primeiro vem a bebé da Dunga, a V..Estou desejando começar a ver as nossas meninas!!!

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

O meu primeiro bonequinho!!!


Eu ainda não comprei nenhum bonequinho. Já ofereceram um mobile, mas como já disse, não o podemos pendurar logo no 1º mês. Eu vou comprando roupinha de algodão, é o mais necessário agora, mas bonequitos não. Ontem fui ao Modelo e passei por um boneco para 0 meses, olhei, toquei e pensei... Depois compras, agora é a roupita. Á noite fui ter com a Tia Carla e que surpresa... Ela ofereceu-nos o bonequito. weeeeeeee
Além de um serão bem passado, que é algo que muito aprecio, ganhámos um boneco.
Beijos para as amigas que me fazem boa companhia!!!

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Preparação Pré Parto

E eu que dizia que não fazia...
Depois pensei melhor, sou marinheira de primeira viagem, não tenho irmãos nem bebés perto de mim. É melhor fazer.E lá fomos nós à primeira aula. Já nos ensinaram o que levar para a maternidade, a mala da mãe, do bebé e até do pai (diz que também tem direito)descobri que quem vai ter o bebé a um hospital público, como eu, tem de levar mais coisas, pois os particulares sempre oferecem algumas coisas. No geral, acho que é muito útil, p'lo menos tiramos as dúvidas e somos mais auto-suficientes quando chegar a hora. Não sabia que não se deve pendurar mobiles nos berços dos recem nascidos, é melhor esperar pelo 2º mês, diz que, como não veêm assustam-se com as sombras das coisas penduradas. As fraldas, devem ser nos primeiros dias, as de prematuro porque têm o recorte para o umbigo e embora digam que é para menos de 3 kgs, dá até bebés de 5 kgs. Sinto-me já mais informada e foi só a primeira aula. Gostei. E ainda ganhei uma aula de Yoga. Bem bom. Tinha visto num blog uma mãe a perguntar porque não se deve ficar de barriga para cima. Parece que corta a oxigenação ao bebé. Enfim... Vale a pena.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Message in a Blogue

A todas as barrigudinhas, mães, pais e amigos que me têm feito companhia, Obrigada!
São voçês que me têm dado alento e alegria quando estou menos feliz.
Tenho encontrado amigos onde nunca procurei, reencontrado outros onde nunca pensei e também tenho perdido amigos que pensava ter. Mas no meio de tantos perdidos e achados, sou feliz por ter perto de mim quem tenho, e sei que muitos mais vou encontrar, perder e reencontrar na vida. E ainda bem.

Nem de propósito estava a começar este post quando um amigo, daqueles reencontrados, me espeta com um texto no msn. Vou partilhá-lo convosco.
Obrigada Márinho.

"Um dia a maioria de nós irá separar-se..
Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que partilhamos.
Saudades até dos momentos de lágrimas, da angústia, das vésperas dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido.
Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais tanta certeza disso.
Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida.
Talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe...nas cartas que trocaremos. Podemos falar ao telefone e dizer algumas tolices...
Aí, os dias vão passar, meses...anos... até este contacto se tornar cada vez mais raro.Vamo-nos perder no tempo....
Um dia os nossos filhos verão as nossas fotografias e perguntarão:«Quem são aquelas pessoas?»Diremos...que eram nossos amigos e...... isso vai doer tanto!«Foram meus amigos, foi com eles que vivi tantos bons anos da minha vida!»
A saudade vai apertar bem dentro do peito.
Vai dar vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente......
Quando o nosso grupo estiver incompleto... reunir-nos-emos para um último adeus de um amigo. E, entre lágrima
abraçar-nos-emos.
Então faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante.
Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vida, isolada do passado.E perder-nos-emos no tempo......
Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades....
Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"


Fernando Pessoa

22 semanas


Cá estamos de pés inchados e cara inchada e barriguda.
A bebé já tem momentos de grande actividade que começam sempre a horas indignas, de madrugada. E é uma grande festa de pontapés.
Mandaram-me fazer análises para ver a diabetes, vou esta semana, mas a minha mãe têm uma máquina para medir o nível de açucar. À tardinha, já eu tinha lanchado, fomos exprimentar a medição. Não é que estava hipoglicémica???? Diz a minha mãe - não te sentes cansada???- E eu olhava com um ar morto para o aparelho. - Vai já comer!!! - Olha gaita, então é para ter cuidado, não comer muito nem porcarias. Eu ali já lanchada e até gelatina tinha comido. E ainda tinha que comer mais? Então, brincamos??? Ai que chego mesmo aos 100....